Normatização - Tec blocos

Tec Blocos Ltda. - Blocos de concreto convencionais, estruturais e de vedação
Ir para o conteúdo

Normatização

Definição
Podemos conceituar o bloco de concreto como sendo a unidade de alvenaria constituída pela mistura homogênea, adequadamente proporcionada, de cimento Portland, areia artificial e brita zero, conformada através de vibração e prensagem.

Duas normas brasileiras devem ser seguidas em sua fabricação: NBR-6136 para os blocos de alvenaria estrutural (resistência acima de 4,5 Mpa) e NBR-7173 para os blocos de alvenaria de vedação (resistência abaixo de 4,5 Mpa).
As normas estabelecem os limites à absorção aquosa e resistência à compressão, além de suas dimensões.
Características como observância ás dimensões, porosidade, textura e capacidade de aderência e o correto estabelecimento das proporções (traço) dos materiais componentes do concreto, estabelecem sua boa e necessária qualidade.
A caracterização completa de cada categoria é feita através das NBR's 12117, 12118, 5712, 7184, 8215, 8798, 8949, 9287 e 10837. Também é muito utilizada a norma britânica BS-5628.

Assim, os blocos vazados de concreto simples para alvenaria são empregados onde não há a função estrutural, isto é, para construções mais simples,  ou até 4 pavimentos se suportarem 4,5 Mpa.
Todavia, seu Mpa mínimo deve ser de 2,5 MPa, o que ainda permite a um bloco de 14 cm suportar uma carga de aproximadamente 11 toneladas.

Já os blocos vazados para alvenaria estrutural  estão divididos em duas subcategorias.
Os de classe AE apresentam resistência característica à compressão igual ou superior a 6,0 Mpa e destinam-se à utilização em paredes acima ou abaixo do nível do solo, sem necessidade de revestimento. Permitem construções acima de 4 pavimentos.
Os de classe BE apresentam resistência igual ou superior a 4,5 Mpa e destinam-se à utilização em paredes acima do nível do solo e exigem revestimento de argamassa.

O cimento, sendo o principal constituinte na fabricação dos blocos de concreto, também deve ser o mais adequado. Utilizamos o recomendado Portland tipo CPV-ARI, artigo mias nobre, especialmente desenvolvido para resistências mecânicas mais elevadas, tanto nas primeiras como nas idades mais avançadas.

Blocos personalizados: - Estamos aptos a atender exigências com característias específicas, mediante prévia encomenda.
Mantendo nossa produção sob ensaios e práticas que correspondam à boa observância das normas técnicas, garantimos aos nossos clientes a segurança que almejam em suas construções.
Direitos autorais: Paradigma Tecnologias
Webmaster: paradigmatecnologias@gmail.com
Voltar para o conteúdo